Volvo EX30: o luxo acessível
Postado em: 23 set 2024 |
13 visitas
Trazer os valores e princípios de uma marca de luxo para seus modelos mais acessíveis é um desafio e tanto. Nem sempre as fabricantes conseguem executar essa missão com êxito, mas a Volvo está apostando no EX30 para ser o carro-chefe da marca, trazer mais clientes e mostrar que o luxo pode ser “acessível”.
Apresentado no Brasil em setembro do ano passado, o EX30 chegou finalmente às lojas. E para trazer o EX30 a um preço competitivo, a Volvo precisou fazer concessões. Naturalmente, a ideia dos suecos era de que o EX30 fosse acessível, portanto, o modelo é o menor Volvo já produzido, medindo 4,23 metros de comprimento; 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. A distância entre as rodas é exatamente a mesma do Volkswagen T-Cross , por exemplo.
O processo de produção também conta. De propriedade da chinesa Geely, o EX30 é produzido na fábrica de Zhangjiakou, na China, o que reduz os custos de produção.
Como é o Ex30? Externamente, o EX30 traz elementos já vistos no EX90. Os faróis são full-led e contam com o formato em T horizontal. A dianteira é muito limpa, contando com duas pequenas entradas de ar na base do para-choque. Na lateral, as rodas se destacam, bem como o contorno arredondado nos para-lamas. Na base das portas, o modelo traz um acabamento em plástico.
Na traseira é possível observar que as lanternas trazem o tradicional formato utilizado pela Volvo, mas contam com um desenho diferenciado. Agora, as lanternas são em duas peças, uma superior, na altura do vidro, e outra no centro da tampa de porta-malas. O design também é bem simples e limpo.
Minimalismo é a palavra que manda no interior do EX30. Talvez inspirado pelos modelos da Tesla, o EX30 conta apenas com uma tela de 12,3 polegadas no centro do console. À frente do volante está somente o sensor infravermelho que monitora o olhar do motorista.
A tela é dividida em três partes. A primeira mostra as informações vitais para a condução como velocidade, nível de bateria, posição do câmbio e a posição do carro em relação à faixa da rodovia. A parte central conta com o mapa, enquanto na base ficam comandos mais utilizados pelo condutor e os comandos rápidos abaixo.
A ideia da Volvo é que o EX30 atenda clientes com faixa etária entre 18 e 44 anos, talvez, até por isso, esse design minimalista e focado em uma experiência próxima a de smartphones.
Inclusive, o sistema utilizado pela central multimídia utiliza o sistema nativo Android e pode ser sincronizado com a conta do Google do proprietário. O modelo traz conexão 5G com quatro anos de internet sem custos e sem limites para o proprietário do veículo.
Quem conhece a Volvo, sabe que a marca é focada em sustentabilidade. No caso do EX30, 25% do alumínio utilizado na estrutura do modelo é reciclado, bem como 17% dos plásticos e do aço presentes no modelo estão em sua segunda vida.
Além disso, 30% das peças de decoração contam com plástico reutilizado e de origem renovável. O revestimento dos bancos conta com jeans e linho reciclado, bem como uma mistura de lã que conta com cerca de 70% de poliéster reciclado.
Segundo a Volvo, o EX30 é o seu modelo com a menor pegada de carbono em sua história. Segundo estimativas dos suecos, rodando cerca de 200 mil km, o condutor conseguirá neutralizar o carbono gerado para a produção da sua unidade.
100% elétrico, o EX30 é equipado com apenas um motor, posicionado no eixo traseiro, que oferece 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque e aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos na versão core e 5,3 segundos nas demais opções.
Segundo o Inmetro, é possível rodar 250 km com a versão Core, enquanto com as demais variantes o alcance sobe para 338 km. Essa diferença é por conta do pacote de baterias, que é de 51 kWh, enquanto nas demais, com maior alcance, o pacote oferece 69 kWh.
Por se tratar de um Volvo, é claro que o EX30 está bem equipado com itens de segurança. De série, são seis airbags, assistente de velocidade, alerta de saída de faixa, alerta de abertura de portas, alerta de tráfego cruzado frontal e traseiro com frenagem automática, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistente automático de estacionamento (somente na versão Ultra), piloto automático adaptativo (pilot assist), entre outros. O Volvo EX30 estreia no Brasil com 3 versões.