Volvo C40 elétrico
Postado em: 24 mar 2022 |
163 visitas
A Volvo lança no Brasil o novo C40 Recharge. Seu primeiro modelo concebido para ser exclusivamente elétrico, o SUV chega ao mercado nacional ostentando o visual inspirado nos cupês, principal diferença em relação ao seu irmão Xc40.
O principal atributo do novo C40 Recharge é o seu visual. Pode até parecer que utiliza várias partes do XC40. Uma delas está no conjunto óptico, ligeiramente mais afilado.
O capô é parecido, assim como a “grade fechada” que ostenta o emblema da Volvo. O para-choque tem desenho com traços mais angulados, formando assim nichos diferentes para os faróis auxiliares de neblina.
Obviamente a cereja do bolo está na traseira. Com seu estilo inspirado nos cupês, tem a a linha do teto com caída mais acentuada, teto na pintura preta e um mini-aerofólio na base.
As lanternas traseiras, em LED, trazem a identidade luminosa com efeito de movimento quando se liga o carro. É bacana também a integração da base da lanterna com a tampa do porta-malas, o que acaba por preencher bem a traseira.
Por dentro, muito do XC40. Mesmo painel digital de instrumentos, volante e central multimídia. Também traz um exclusivo carpete em azul, que combina com a pintura azul do modelo que conhecemos.
No banco traseiro, a grande diferença está no menor espaço para pessoas altas. Com o teto mais baixo por causa do design, há menos espaço para cabeça – também já esperado para um SUV com esta proposta.
Ponto crítico que destoa de um modelo 100% elétrico, e que nasceu para ser 100% elétrico, é o túnel central muito elevado. Ele realmente incomoda um possível terceiro passageiro.
O novo Volvo C40 está equipado com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íon-lítio de 78 kWh. Isso significa que a autonomia declarada com uma carga completa pode chegar a 420 km.
Também chega com a configuração de tração integral que entrega potência combinada de 408 cv (300 quilowatts) e 67,3 kgfm de torque. O desempenho é idêntico, precisando de 4,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h antes de atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).
Criado desde o zero como um carro elétrico, o C40 tem uma abordagem ecológica mais ampla. Uma das mudanças em relação ao XC40, por exemplo, é o fato de ser o primeiro veículo da marca a não possuir opção de revestimento dos bancos em couro, por exemplo. Além disso, o modelo traz novos conceitos de produção, com uma gama de versões simplificada que permite otimizar o tempo de produção e garantir entregas mais rápidas para os clientes.