Volkswagen Jetta 2025 ganha visual mais agressivo
Postado em: 29 jul 2024 |
57 visitas
A Volkswagen dos Estados Unidos apresentou oficialmente a linha 2025 do sedã Jetta no país. A novidade traz visual atualizado com linhas mais agressivas e faróis mais finos, bem como interior muito mais moderno. A motorização não foi alterada, e traz até transmissão manual no mercado norte-americano.
No exterior, o Jetta traz um visual completamente diferente para 2025. O capô e paralamas parecem ser os mesmos dos modelos anteriores, mas os faróis são mais finos e mais compridos. Totalmente em LED, a assinatura em C é substituída por uma em L, que fica integrada com uma barra iluminada com a mesma tecnologia, que será opcional nos Estados Unidos.
Vale destacar o aplique na cor da carroceria abaixo do capô, que ajuda a dar um visual mais agressivo ao Jetta 2025. A grade perde os apliques em vermelho do modelo anterior e apresenta um visual semelhante à geração anterior do sedã, inclusive com a insígnia GLI no canto direito da grade.
O parachoque foi redesenhado e está com linhas mais modernas. Seguindo o formato dos faróis, a faixa vermelha começa em uma posição superior da peça até chegar à base e seguir para o outro lado do carro.
Na lateral, a principal novidade são as rodas de 18 polegadas da versão GLI , bem como a substituição do detalhe que trazia a insígnia GLI no paralama do modelo anterior, por um emblema com as letras “soltas”, já na porta.
Na traseira, o desenho do parachoque é exatamente o mesmo, com as principais mudanças sendo nas lanternas. A peça parece possuir o mesmo formato, mas com novos detalhes internos. A novidade é a parte da peça que fica na tampa do porta-malas, que agora ficou maior e ganha uma barra que conecta as duas lanternas. Além disso, o logotipo GLI deixa a tampa do bagageiro e fica nessa nova barra, bem abaixo do logotipo da Volkswagen , repetindo a linha de design de Golf , Polo, entre outros.
Internamente, o Jetta GLI 2025 conta com um painel atualizado e apresenta um desenho mais horizontalizado, com novas saídas de ar para o lado do motorista e do carona. A parte central do console ganhou comandos sensíveis ao toque para o sistema de climatização automático.
O painel de instrumentos segue sendo o mesmo do modelo anterior, mas a novidade é a central multimídia de 8 polegadas com design flutuante. Nos Estados Unidos, o teto solar panorâmico é item opcional, entretanto, o item é de série na versão importada para o Brasil. Vale ressaltar ainda que o modelo brasileiro era equipado com multimídia de 10,25 polegadas , resta saber se a Volkswagen usará a multimídia menor caso importe o Novo Jetta GLI para nosso país.
Debaixo do capô, o Jetta 2025 não traz nenhuma novidade. No mercado norte-americano, a versão de entrada é equipada com motor 1.5 turbo de 158 cv e transmissão automática de oito marchas, enquanto a opção GLI ostenta um motor 2.0 turbo de 231 cv de potência , podendo ser configurado com câmbio manual de seis marchas ou transmissão automática de dupla embreagem ( DSG ) de sete velocidades.
Entre os itens de série do Jetta GLI estão radares dianteiros e traseiros, câmeras também dianteiras e traseiras, assistência semi-autônoma de condução, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, piloto automático adaptativo (ACC), e assistente de permanência em faixa.
O Novo Jetta GLI 2025 chegará aos lojistas dos Estados Unidos entre o fim de setembro e começo de outubro deste ano. Se desembarcar no Brasil, a expectativa é que o Jetta chegue somente em 2025.
Apesar de ser um carro querido por muitos brasileiros, o alto valor e o baixo volume de vendas – 2.230 unidades em 2023 e 1.279 entre janeiro e maio de 2024 – podem fazer com que o Jetta não seja oferecido no Brasil.