"> Toyota SW4 super blindada resiste a tiros de fuzis
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Toyota SW4 super blindada resiste a tiros de fuzis Postado em: 26 maio 2023 | 242 visitas

A LAAD, maior feira do setor da Defesa do Brasil, serve de palco para várias empresas apresentarem suas soluções para diferentes segmentos, sendo um deles o mundo dos veículos de guerra, mas também há espaço para modelos civis. Um dos lançamentos mais chamativos é a Toyota SW4 Civil super blindada da Combat Armor Defense .

O utilitário grande recebeu blindagem do nível 3 . Assim falando, parece que é a mesma coisa que o 3-A, nível encontrado na maioria esmagadora dos blindados disponíveis no mercado nacional, porém a verdade é que trata-se de um bicho bem diferente.

Embora seja controlada com maior rigor pelo Exército, a proteção desse nível é resistente a disparos de armas muito mais pesadas. Enquanto o nível 3-A é voltado à proteção de armas leves, exemplos de uma pistola 9 mm, revólver 38 ou a famosa Magnum 44, o 3 é capaz de resistir, ainda que um tempo, a tiros de fuzis, entre eles, os FAL 7.62 mm, um clássico do Exército Brasileiro, AK-47 7.62 mm, arma de origem soviética.

Em material divulgado pela Dupont, um projétil de fuzil 7.62 mm é capaz de gerar 3.265 joules, unidade de energia, enquanto um 38 gera um pouco mais de 500 joules .

Para resistir a esse tipo de ameaça, o peso da proteção é muito maior do que o nível 3A, ficando entre 800 kg e 900 kg contra cerca de 250 kg da blindagem inferior . Nada de vigilantes do peso nesta hora, pois a SW4 Diamond já pesa mimosos 2.175 kg. Sim, o utilitário chega a cerca de três toneladas.

É algo exótico até para a proteção de altas autoridades. O próprio presidente Lula conta com carros blindados no nível 3-A, até porque os modelos de passeio da frota não resistiram ao peso todo exigido pela proteção 3. Nem pensar em carregar tudo isso em um Mitsubishi Outlander ou Ford Fusion, dois carros utilizados nos comboios.

O corpanzil é carregado pelo mesmo motor 2.8 diesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque. É uma sobrecarga e tanto, embora o propulsor seja conhecido pela sua robustez e confiabilidade.

Vale lembrar que nenhum blindado é feito para ficar sob fogo cerrado por muito tempo, pois a proteção não é como nos filmes, o objetivo dela é permitir que o veículo e seus ocupantes possam resistir tempo suficiente para escapar daquela situação. Se a SW4 Civil ganhar velocidade, duvidamos muito que alguma barreira ficará intacta ao ser atingida por um SUV de quase três toneladas.

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