Toyota Corolla GR
Postado em: 23 abr 2022 |
170 visitas
Quem acha que o Toyota Corolla é carro de tiozão vai mudar de ideia depois de conhecer o recém-apresentado Corolla GR, o “hot hatch” preparado pela divisão esportiva Gazoo Racing. E mais: ele deve vir ao Brasil.
A começar pelo visual inspirado nos carros de rali e com uma pegada esportiva para brigar com veteranos desse segmento, o Subaru WRX e o VW Golf R.
Esqueça o motor 2.0 aspirado do sedã vendido por aqui – a preparação não é apenas estética, como em muitos pseudoesportivos. O Corolla GR é equipado com um 1.6 de três cilindros que entrega 300 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O propulsor é atrelado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas e sistema de tração integral.
Para ficar mais leve, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis das portas. No total, o hatch pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg extras em relação ao sedã. Além disso, o GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda – o que aumenta a rigidez da carroceria.
A suspensão também foi aprimorada para melhorar o desempenho do veículo em curvas sobre qualquer tipo de piso e aumentar a estabilidade.
Para parar o foguetinho, há discos de freios ventilados e perfurados e pinças de alumínio com quatro pistões na frente, além de discos ventilados e pinças de dois pistões atrás. As rodas de 18 polegadas com pintura preta brilhante calçadas em pneus Michelin Pilot Sports 4 dão o toque final.
Passando para o lado de dentro, a cabine traz quadro de instrumentos digital de 12,3” que inclui tacômetro e informa a pressão do turbo, a marcha que está sendo usada e o modo da tração. Com tela de 8”, a central multimídia oferece navegação e assistente inteligente, acionado pelo comando “Hey, Toyota”.
Os bancos esportivos são de tecido e têm costura prateada contrastante e o logo GR nos apoios de cabeça. Já o volante é revestido de couro, e as pedaleiras são feitas de alumínio.
Para marcar o lançamento do Corolla GR, a Toyota criou uma versão mais equipada chamada Circuit Edition, que tem como diferenciais um capô abaulado com entradas de ar funcionais, teto de fibra de carbono, uma grande asa traseira e pinças de freio pintadas de vermelho.
Mesmo com toda sua agressividade, o Corolla GR é bem completo quando o assunto é segurança. O hatch traz na lista itens como sistema pré-colisão com detecção de pedestre, assistente de saída de faixa com correção de trajetória, controle de cruzeiro, farol alto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de partida em rampa.
A Toyota confirmou que o Corolla GR será vendido no Brasil em 2023. A japonesa vai trazer uma unidade para analisar o interesse dos clientes ainda neste ano.