Fale Conosco Login
Renault revela o SUV Kardian Postado em: 14 nov 2023 | 191 visitas

A Renault revelou o novo Kardian, seu SUV destinado a concorrer com rivais de peso, como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Embora tenha sido apresentado agora, o modelo começará a ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, em janeiro de 2024. Vendas mesmo só em março do ano que vem.

O Kardian tem uma identidade bem diferente dos carros da Renault produzidos no Brasil. Os faróis são divididos em luzes de rodagem diurnas e um conjunto de luzes principais de facho alto e baixo, todos de LEDs, com espaço também para o jogo de faróis de neblina.

A grade vai pelo caminho da tridimensionalidade e evidencia o novo logotipo do fabricante, reservando também espaço para o “bocão inferior”. O jogo entre elementos pretos e na cor da carroceria reforça os recortes ousados do para-choque e conjunto de iluminação. Somado a isso, em nome da robustez visual, há protetor inferior prateado e capô envolvente, elevado e vincado.

Lateralmente, fica evidenciada a altura elevada da suspensão: são 20 cm de altura do solo. Disponíveis na versão de lançamento, os racks levam até 80 kg e também podem ser configurados na posição transversal. As rodas aro 17 são diamantadas, mesclando tons metálicos e escuros, e calçam pneus Pirelli Scorpion 205/55 R17. Cristalinas, as lanternas incorporam o formato da letra “C”, invadindo a tampa e fazendo um belo conjunto com o elemento metalizado do para-choque traseiro.

O comprimento é de 4,12 m e o entre-eixos tem 2,60 m. O motor é 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta. O Kardian também terá opção 1.6 aspirada. Não se sabe a potência e o torque final, mas o SCe atual rende 118/115 cv e 15,9 kgfm .

O conjunto mecânico se destaca por ter câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas, caixa com embreagens banhadas a óleo. O fato delas serem úmidas ajuda a afastá-la da má fama das do tipo “secas”, famosas por falhas e ruídos, especialmente o Powershift. A transmissão também chama atenção por usar seletor eletrônico do câmbio, uma pequena aleta que não tem uma conexão mecânica. A particularidade permite liberar um bom espaço para porta-objetos, porta-copos e bandeja de recarga sem fio do celular. Se você quiser fazer trocas manuais, as aletas no volante estão lá.

Deixar os câmbios automáticos de dupla embreagem trabalharem livres deve ser a melhor opção. Esse tipo de transmissão evita as interrupções durante as passagens, um truque que é possível graças ao funcionamento independente das embreagens. Uma delas controla as marchas ímpares, deixando para a outra as marchas pares. Com isso, as trocas se alternam sem interromper a força.

Voltando ao capítulo medidas, a largura é de 1,77 m (2,02 m com os retrovisores) e a altura varia entre 1,54 m (sem as barras de teto) e 1,59 m (com as barras). O porta-malas oferece 410 litros.

Por dentro, o painel digital é de 7 polegadas que pode ser configurado com oito cores de fundo, combinando com os diferentes tons de iluminação dos LEDs das portas. O freio de mão eletrônico tem auto hold (segura a pressão nos freios em paradas e libera ao tocar no acelerador) e deve ser de série apenas nos Kardians mais caros .

A conectividade é reforçada pela central multimídia de oito polegadas, pelas quatro entradas USB (duas à frente, incluindo uma do tipo USB A, e duas atrás) e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. A tela pode ser combinada aos tons de ambientação da cabine e do sistema Multi-Sense. Ele permite escolher o comportamento e o ambiente de bordo de acordo com a vontade do condutor e dos três modos de condução : Eco, Sport e MySense, sendo o último configurável.

A ergonomia para o motorista é garantida com a ajuda do volante ajustável em altura e distância – sem abrir mão do prático controle do som na coluna – e dos bancos envolventes. Os revestimentos podem vir no degradê de laranja da Premier Edition ou em outros tons e padrões – foram exibidas opções associadas ao nome de versões diferentes, exemplos de Evolution, Techno e Iconic.

Atrás, o espaço é bom até para passageiros altos. A largura pode levar três pessoas mais baixas, uma vez que ainda há um túnel central.

O Kardian traz seis airbags, controles de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, e adiciona sensores de ponto-cego (funcionam entre 30 e 140 km/h), câmera 360 graus e alerta de distância segura (é medido em segundos e suas frações), um pacote mais global.

Serão cinco opções de cores: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita laranja Energie .

PUBLICIDADE

Notícias Mais Lidas

  1. Honda apresenta sua moto retrô CB1100 em Tóquio
    29.000 visitas
  2. Chevrolet Opala Diplomata 2015
    19.438 visitas
  3. Mercedes Classe A 2016 reestilizado chega ao Brasil trazendo novidades na lista de equipamentos e mais desempenho na versão esportiva AMG A 45
    9.521 visitas
  4. Bugatti lança monstro milionário
    9.116 visitas
  5. Ferrari 488 GTB
    6.658 visitas
  6. Já está no mercado a nova Honda BIZ 125
    5.780 visitas
  7. Honda Fit 2016 investe em espaço interno
    4.126 visitas
  8. Audi A3 Sedan
    4.042 visitas
  9. MOBI – O novo modelo da Fiat
    3.780 visitas
  10. Camaro: o cinquentão da Chevrolet
    3.509 visitas

PUBLICIDADE