Renault apresenta Kangoo no Brasil
Postado em: 8 jul 2024 |
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Faz sentido entrar em um segmento praticamente monopolizado? A Renault aparentemente acredita que sim. Por isso está lançando no Brasil a nova versão do Kangoo com motorização flex, pensando em desafiar o Fiat Fiorino, que foi responsável por 21.863 unidades em 2023, segundo a Fenabrave. A segunda posição no ranking foi do Peugeot Partner Rapid – um clone do Fiorino – com 1.713 unidades emplacadas.
A Renault sabe que a missão é difícil e precisa entregar mais por menos. O Kangoo retorna ao Brasil importado da Argentina, onde é tão dominante quanto o Fiorino é no Brasil. No país vizinho, o modelo detém 60% do segmento e lidera há 24 anos, portanto, sabe seus pontos fortes em relação ao modelo da Fiat .
O Kangoo chega em versão única, mas aposta em motor mais potente, conectividade, porta na lateral do modelo e menor custo por km rodado para convencer os clientes.
Debaixo do capô, o Kangoo é equipado com o já conhecido 1.6 SCe flex de 115 cv no etanol e 111 cv na gasolina, com torque de 15,7 kgfm em ambos os combustíveis. Esse motor é o mesmo de Stepway, Duster e Oroch, portanto, já está bem adaptado ao uso do público brasileiro. Os rivais, em comparação, contam com motor 1.4 de 86/84 cv de potência 12,2/11,8 kgfm de torque no etanol/gasolina.
Segundo a Renault, o custo por km rodado no seu furgão é o menor da concorrência, custando R$ 0,93/km contra R$ 0,95/km do rival, considerando 60 mil km de uso. Um dos fatores que beneficiam a queda do custo é o consumo de 11,3 km/l em circuito urbano com gasolina. A manutenção também é importante para o proprietário de um carro comercial e de acordo com a fabricante, a cesta básica de peças do Kangoo custa cerca de seis mil reais mais em conta que a da rival.
O principal público do Kangoo serão os micro empreendedores e pequenas empresas, que devem ser responsáveis por 70% das compras do utilitário, com o resto das vendas destinadas às grandes empresas que precisam de um carro pequeno para realizar as entregas “last mile”.
Esse público precisa do espaço traseiro para transportar as entregas, ou então, adaptar a parte traseira para diversos tipos de uso. A fabricante afirma que são 3,3 m³ de espaço útil no furgão e 750 kg de capacidade de carga, 100 kg a mais que a concorrência. A fabricante aposta ainda na porta lateral deslizante e na abertura 2/3 e 1/3 das portas traseiras como pontos fortes do furgão.
São 4,40 metros de comprimento, sendo 2,81 m de entre-eixos, 1,80 m de altura e 1,72 m de largura. O espaço para carga conta com 1,17 m de largura mínima; 1,86 m de comprimento e 1,41m de altura. Há ainda uma escotilha para que os passageiros consigam observar o compartimento traseiro, oito ganchos de fixação, e as portas traseiras possuem abertura de 180º e travam em 90º.
Os ocupantes também merecem conforto e a Renault afirma que o Kangoo, apesar de ser projetado para ser um furgão desde o início de seu desenvolvimento, compartilha toda a cabine com os carros de passeio da marca.
De série, o modelo traz airbag duplo, freios ABS, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de urgência, vidros, retrovisores e travas elétricas, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, direção eletro-hidráulica e central multimídia Media Nav de 7” com conexão com Android Auto e Apple Carplay, sendo, portanto, mais equipada que os rivais.
Se tempo é dinheiro, um carro quebrado na concessionária é um prejuízo enorme. Segundo a Renault , a rede de concessionárias Pro+, dedicada ao atendimento especializado nos modelos comerciais, conta com 44 lojas em 20 estados e no Distrito Federal. Nesses centros, os clientes comerciais contam com atendimento prioritário, entrega do carro em até 24 horas no caso de revisão programada no manual.
Apesar disso, todas as lojas da Renault podem atender o cliente do Kangoo e segundo a marca, o depósito de peças da marca possui todas as partes de primeiro impacto prontas para o envio imediato para todo o país, um ponto importante, considerando que o carro é importado.