Puma, o SUV da Ford
Postado em: 3 maio 2020 |
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O novo Ford Puma nasceu do finado Fiesta. O que há vinte anos era um cupê compacto, agora é um SUV/crossover compacto.
O Ford Puma é um daqueles carros que transmitem imediatamente a sensação de serem bem projetados.
Todos os componentes dialogam em harmonia: direção, caixa de câmbio, suspensão. E, principalmente, o motor, o já conhecido EcoBoost 1.0 três cilindros – que, pela primeira vez no Puma, se apresenta eletrificado.
É apenas um híbrido leve de 48 volts. Suficiente, no entanto, para dar uma vida ao carro.
E nesta versão de 155 cv de potência (há também o de 125 HP), entrega um ótimo desempenho. É elástico, pronto, progressivo. E a adoção de uma turbina maior deu a ele uma força extraordinária em rotações mais altas, tornando-o muito mais emocionante do que os habituais motores de arquitetura e cilindrada semelhantes.
O motor “mil” do Ford Puma não tem lags ou demoras na resposta, porque elas são preenchidas, pelo motor elétrico (que a marca diz ter 5,1 kgfm).
Nas frenagens, você sente mais freio motor que o habitual – é a pequena bateria de lítio sendo recarregada.
O motor é muito agradável, e convence duplamente assim que você percebe o consumo contido: marcamos 15 km/l de média na estrada e quase o mesmo na cidade. Um sinal de que, neste caso, o híbrido leve é na verdade, uma ajuda também para o consumo.
Para os brasileiros, resta torcer para que o SUV chegue ao Brasil!