Novo caminhão Ford F-MAX
Postado em: 30 jan 2019 |
1.061 visitas
Nem bem foi apresentado, o novo Ford F-MAX já recebeu o prêmio de Caminhão Internacional do Ano de 2019, por uma comissão de jornalistas da Europa. O prêmio é o mais importante dado à um modelo de caminhão.
O novo caminhão Ford, sucessor da linha Cargo, foi batizado de F-MAX, em homenagem à gloriosa Série F de picapes da Ford, uma das mais consagradas linhas de picapes do mundo.
O modelo foi testado em 11 países de quatro continentes, e teve 233 unidades protótipo produzidas e avaliadas para se chegar ao modelo de produção final. Os testes somaram mais de 15.500 horas, e mais de 5 milhões de quilômetros rodados.
O modelo tem uma cabine de 2,5 metros de largura, com altura de 2160 mm, uma das mais altas do mercado, que foi totalmente desenvolvida para ser segura, confortável e muito silenciosa.
O modelo é equipado com o novo motor Ford EcoTorq, de 12,7 litros e 6 cilindros, com potência de 500 cavalos, e torque de 2.500 Nm, que é otimizada graças a avanços técnicos no trem-de-força, e a aerodinâmica do modelo.
O motor é equipado com um turbocompressor de geometria variável, e uma bomba de água e compressor de ar que atuam com velocidade variável, reduzindo a carga sobre o motor. O câmbio é o ZF TraXon, de 12 velocidades, um dos mais avançados do mundo.