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NOVA PICAPE MAVERICK Postado em: 1 mar 2022 | 158 visitas

Importada do México, a nova Ford Maverick está oficialmente lançada no Brasil. Vendida apenas na versão Lariat FX4, a picape será a grande rival da Fiat Toro.

A Toro reina no segmento de picapes médias-compactas, até porque ela não tem uma concorrente de peso. Ano passado, o modelo da Fiat vendeu 70.890 unidades contra simbólicos 12.133 exemplares da Renault Duster Oroch, única picape rival com o porte semelhante. A Maverick pode complicar um pouco a vida da Toro, mas elas não são exatamente rivais diretas.

Sua plataforma da Maverick C2 é de carro de passeio — a mesma do Bronco Sport. Mesmo assim, a nova picape da Ford não é pequena: são 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos.

Na caçamba são 943 litros de volume. A capacidade de carga é 618 kg. Já a capacidade de reboque, são 499 kg.

A Maverick tem o mesmo motor que o Bronco Sport, o 2.0 turbo a gasolina – não há opção diesel. Só que com mais potência: 253 cv e 38,7 kgfm – 13 cv e 0,7 kgfm a mais do que o SUV por causa de uma calibração reforçada. O câmbio é automático de oito marchas e tração, integral.

Em relação ao estilo, com inspiração na gigantesca F-150, seu capô é alto, quadrado e com posição elevada para dar maior robustez. Essa imponência fica completa com a enorme grade, divida por uma barra que liga os grandes faróis de LED, e com os ganchos para reboque, já que há forte apelo off-road.

Na traseira, as linhas quadradas também marcam presença nas lanternas, e o nome “Maverick” aparece bem grande na tampa da caçamba, entretanto, é sempre na cor da carroceria, por isso não fica muito destacado. As rodas aro 17 são equipadas com pneus 225/65 R17 de uso misto da Pirelli.

Na caçamba há dois grandes porta-objetos escondidos atrás de uma tampa nas laterais. Ao abri-la, é possível encontrar um bom espaço para guardar ferramentas, por exemplo. Há também uma preparação especial de fiação elétrica para uma tomada.

A cabine é bem ampla, inclusive no banco de trás. O formato do teto também privilegia pessoas altas quando o assunto é espaço para a cabeça.

De comodidades para os ocupantes traseiros há uma entrada USB, uma USB-c e um apoio de braço central com dois porta-copos.

Um recurso interessante é um baú escondido embaixo dos assentos traseiros. Para ter acesso é fácil, basta puxar uma alça e fazer o movimento para cima e dar uma leve forçada para travá-lo. Para abaixar os bancos é bem simples também, só puxar a alça para cima que solta a trava de segurança e o banco desce.

No banco do motorista, o desenho do painel é bem parecido com o do Bronco Sport, mas não há material emborrachado, só plástico com diferentes texturas. A central multimídia com tela de 8” é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, só via cabo, e o painel de instrumentos digital tem tela de 6,5”.

Ao contrário do Bronco Sport que tem todo o assoalho de borracha, a Maverick tem o piso de carpete tradicional. Porém, há tapetes de borracha que contornam todo o assoalho — inclusive no túnel central — para facilitar na hora da limpeza.

 

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