Fale Conosco Login
Nova Chevrolet Montana chega em fevereiro Postado em: 12 dez 2022 | 169 visitas

O nome não é estranho, mas a nova Chevrolet Montana não tem relação com as antigas. Enquanto as duas primeiras gerações eram compactas assumidas, a terceira chega com estilo e porte inteiramente diferentes. O lançamento vem para combater a Fiat Strada e Toro, modelos que lideram o segmento compacto e médio pequeno, respectivamente.

Para enfrentar a seleção da Fiat, a Montana segue a receita de outra concorrente: a Renault Oroch . O porte é quase o mesmo da rival francesa, na verdade, a diferença de comprimento é de apenas um centímetro. São 4,72 metros de um para-choque a outro, enquanto a derivada do Duster mede 4,71 m. Quanto ao entre-eixos, mistério.

A Montana vem apenas na carroceria cabine dupla. E o motor é sempre o 1.2 turbo. A potência e torque são os mesmos do SUV: 133 cv e 21,4 kgfm (com etanol). Tanto o câmbio manual quanto o automático contam com seis marchas.

É um propulsor que sobra em comparação ao 1.3 aspirado da Strada (107 cv e 13,7 kgfm com etanol), mas tem um detalhe: a rival vai receber em breve o 1.0 turbo usado nos SUVs Pulse e Fastback. Com até 130 cv e 20,4 kgfm, ele fica muito próximo do 1.2 da Montana.

Segundo a Chevrolet, a versão automática faz 7,7 km/l de etanol na cidade e chega a 9,3 km/l na estrada, médias que sobem para 11,1 km/l e 13,3 km/l com o uso de gasolina nas mesmas situações. A marca não adiantou muitos dados mecânicos a mais, diz apenas que a 1.2 manual tem a melhor aceleração de zero a 100 km/h da categoria.

A Montana oferece 874 litros no porta-malas (caçamba), mas é fácil confundir um com o outro, uma vez que a GM reforça que o compartimento é selado e tem divisórias que ajudam a organizar a bagagem, além de tampa com descida amortecida. Isso a transforma em um SUV com caçamba.

Como carregar peso é algo que sobrecarrega os sistemas mecânicos de uma picape, há um curioso recurso capaz de identificar o aquecimento e a perda de eficiência dos freios, uma solução que aumenta a pressão no conjunto hidráulico. Os freios também são capazes de medir parâmetros como a posição de direção, inclinação de carroceria e aderência das rodas/pneus para distribuir individualmente a força de frenagem.

O pacote de itens de série traz ar-condicionado digital, seis airbags, alerta de ponto cego, faróis full LED, central multimídia de oito polegadas, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave com abertura remota e partida por botão, carregador de smartphone sem fio, wi-fi, e o sistema OnStar, facilidade que permite comandar funções a distância, monitorar o carro, localizá-lo em caso de furto ou roubo, entre outros.

Por dentro, a picape tem uma nova disposição da central multimídia que, ao contrário da família Onix e Tracker , fica integrada ao painel. No entanto, o quadro de instrumentos é analógico, algo anacrônico diante da bela tela digital da Toro, que, por sua vez, tem central multimídia bem maior, de 10,1 polegadas, contra oito da Chevrolet.

A nomenclatura de versões segue o padrão da GM. A marca já revelou alguns detalhes das configurações LTZ e Premier. Enquanto a primeira aposta em tons cromados, a segunda investe em elementos escurecidos. Ainda não foi apresentada a configuração mais em conta ou detalhes do modelo manual. A impressão geral é que a Montana chega com bom custo-benefício, um belo posicionamento em termos de tamanho e, claro, com qualidades sólidas.

PUBLICIDADE

Notícias Mais Lidas

  1. Honda apresenta sua moto retrô CB1100 em Tóquio
    29.000 visitas
  2. Chevrolet Opala Diplomata 2015
    19.438 visitas
  3. Mercedes Classe A 2016 reestilizado chega ao Brasil trazendo novidades na lista de equipamentos e mais desempenho na versão esportiva AMG A 45
    9.521 visitas
  4. Bugatti lança monstro milionário
    9.116 visitas
  5. Ferrari 488 GTB
    6.658 visitas
  6. Já está no mercado a nova Honda BIZ 125
    5.780 visitas
  7. Honda Fit 2016 investe em espaço interno
    4.126 visitas
  8. Audi A3 Sedan
    4.042 visitas
  9. MOBI – O novo modelo da Fiat
    3.780 visitas
  10. Camaro: o cinquentão da Chevrolet
    3.509 visitas

PUBLICIDADE