Next Generation Scania
Postado em: 16 dez 2016 |
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Inovação, conectividade, sustentabilidade e menor consumo de combustível. Essa é Geração Scania, ou Next Generation Scania, os modelos da marca 2017.
Muito se especulou sobre o novo desenho da cabine. Falou-se até em volta de modelos bicudos. Mas as mudanças foram menos radicais. Embora sejam claras as modificações, o caminhão segue tendo “cara de Scania”. Foram 10 anos e 2 bilhões de Euros investidos no projeto, que resultou também na nova série S.
Uma das principais mudanças da nova geração de caminhões Scania foi o pilar da economia. Segundo a montadora, a mudança exterior da cabine foi pensada para melhorar a aerodinâmica e com isso gerar economia de combustível.
Muitos testes foram feitos em túneis de vento para estudar a trajetória do ar e tentar diminuir ao máximo o atrito com o ar, gerando a economia prometida.
Outro fator de mudança foi o trem de força. Os bicos injetores foram redesenhados para que a relação de injeção de combustível fosse modificada, o que faria com que o motor chegasse mais rápido a equação ótima. Ou seja, o motor chegaria mais rápido ao estágio em que a quantidade de combustível injetada é a exata para otimizar a combustão. A combinação entre aerodinâmica e trem de força trariam uma economia de 5% de combustível nos novos modelos.
A montadora destaca ainda que o conforto foi uma das principais preocupações da Geração Scania. O desenho da nova cabine S, segundo executivos da marca, foi pensado primeiramente pela posição do caminhoneiro e depois se construiu a cabine ao redor dele. O chão é totalmente liso, sem nada entre as poltronas do motorista e passageiro. Diversos outros detalhes foram pensados para o conforto do piloto.
A nova linha possui um opcional interessante para o quesito segurança, uma “cortina air-bag”, que protege o motorista em capotamentos principalmente. Segundo a montadora, mais de 40 caminhões foram destruídos nos testes. E cada teste de capotamento chegava a levar até um ano para ser planejado. A montadora acredita que o novo dispositivo pode diminuir as mortes por acidentes em até 25%.