Neta apresenta modelos Aya, X e GT no Brasil
Postado em: 18 nov 2024 |
10 visitas
A Neta Auto acaba de confirmar que iniciará operações no Brasil com três veículos elétricos. Mais recente fabricante chinesa a anunciar chegada ao país, a empresa está de olho no avanço do segmento de carros eletrificados: terá 30 lojas até o final do ano para vender os modelos Neta Aya, Neta X e Neta GT. O desembarque no Brasil faz parte de ambicioso projeto de internacionalização, aos moldes do que já foi feito por outras chinesas como BYD, GWM e Zeekr.
Começando pelo Aya, o modelo foi originalmente lançado na China em 2020 e reestilizado em 2023. Ao todo, mede 4.070 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 1.540 mm de altura, mas tem apenas 2.420 mm de entre-eixos. O porta-malas leva 355 litros. A variante destinada ao Brasil virá com motor elétrico de 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A bateria de 40 kWh garante 263 km de autonomia pelo Inmetro.
A linha do Aya no Brasil será composta pelas versões Comfort e Luxury. O modelo mais caro terá pacote completo de recursos de assistência à condução, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa e alerta de farol alto. A paleta de cores terá as opções bege, azul, cinza e branco, com interior revestido em branco, preto ou azul/branco.
A Neta divulga carregamento AC de 6 a 8 hora para 100% de carga e DC em até 30 minutos para ir de 30% para 80%.
Por sua vez, o Neta X tem projeto mais moderno e visual com elementos mais atraentes. Bem maior que o Aya, possui 4.530 mm de comprimento, 1.866 m de largura, 1.626 mm de altura e 2.771 m de entre-eixos. O interior tem pequeno cluster digital logo à frente do motorista, mas conta com generosa tela multimídia no centro do painel. Destaque ainda para a variedade de materiais na composição do acabamento, console central elevado e volante com comandos touch. O porta-malas acomoda 508 litros.
Para o Brasil, o Neta X terá motor elétrico com 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A variante 400 tem bateria de 52,5 kWh e promete autonomia de 258 km no padrão do Inmetro. Já a configuração 500 tem bateria de 64,1 kWh e entrega 317 km de alcance. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Por fim, o cupê Neta GT chegará ao Brasil para atuar em segmento bastante carente de opções. À venda na China desde 2023, mede 4.715 mm de comprimento, 1.979 mm de largura, 1.415 mm de altura e 2.770 mm de entre-eixos. A gama do esportivo tem duas versões: tração traseira com 231 cv e tração AWD com 394 cv. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na variante mais potente. A autonomia chega até 580 km.