"> Jaecoo J7 confirmado no Brasil neste ano
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Jaecoo J7 confirmado no Brasil neste ano Postado em: 27 jun 2024 | 63 visitas

Desde meados de 2023, a O&J anuncia sua chegada ao mercado brasileiro, o que foi reiterado no Salão do Automóvel de Pequim. E o modelo de estreia no Brasil será o Omoda 5 em duas versões híbridas leves e uma 100% elétrica, no terceiro trimestre deste ano. Na sequência, serão lançados dois modelos da marca de SUVs off-road: o J7, no último trimestre de 2024 e o J8, no primeiro trimestre de 2025 – os planos da empresa é lançar entre oito e dez modelos até o final de 2026.

Assim como o Omoda é um rebadged do Chery Tiggo 5X, J7 e J8 são, respectivamente, rebadged de SUVs da Chery, o Tiggo Tansuo 06 e o Tiggo 9, inéditos no Brasil.

Chama a atenção o trabalho estético sofisticado, bem mais elegante do que normalmente exibem os SUVs de origem chinesa.

A enorme grade com barras verticais é acompanhada por dois grupos de luzes, os superiores contam com as luzes diurnas de led, um pouco maiores do que se vê nessa atual tendência de dividir o conjunto ótico em dois, a ponto de até se parecer que as superiores são as luzes principais. Abaixo, em dois níveis encontramos os faróis normais, abaixo dos faróis altos e na parte mais baixa do para-choque, e centralizados, os pequenos faróis de neblina. Todos contam com tecnologia full led, a mesma das lanternas, que replicam o impressionante padrão de bandeira quadriculada dos leds dianteiros diurnos.

As linhas retas conferem ao jipe um visual sólido e elegante, que é completado por um conjunto de rodas de alumínio de 19 polegadas, que mantêm o estilo discreto, com um design de turbina. Este SUV mede 4,50 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,68 metro de altura, com 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 412 litros na posição normal e 1.355 litros com o banco traseiro rebatido. O peso total é de e 1.643 quilos na versão avaliada, que é 100 kg mais pesada que versões mais simples, que não contam com tantos equipamentos nem com sistema de tração integral.

Todas as três variantes são alimentadas por um motor 1.6 litro turbo de quatro cilindros, que gera fazendo 197 cv de potência e 29,6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades. As outras duas variantes, a básica Elemental e a intermediária Inspire, têm tração dianteira, o que explica porque o consumo de combustível é maior na Refine por conta do All Wheel Drive.

Por dentro, o console frontal possui uma enorme tela multimídia de 14,8 polegadas que espelha o celular através de Apple CarPlay ou Android Auto. Mas traz também um conjunto de aplicativos nativos, incluindo um navegador via satélite e Spotify. Embora os estofados sejam de couro sintético, eles são de boa qualidade e o design dos bancos dianteiros fazem parecer que se trata de um veículo muito mais caro. O restante da cabine é completado com bons materiais, incluindo inserções de alumínio e um sistema de som assinado pela Sony com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Um aspecto que a marca não economizou foi em relação à segurança. Além da estrutura de aço e os sete airbags, traz diversos sistemas de auxílio ao condutor, que vão desde os prosaicos controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios com ABS, assistente de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e assistentes de subida e descida até um pacote ADAS bem completo. O Jaecoo 7 traz alertas para faixa, colisão, tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e ainda alertas incomuns como monitoramento de sinais vitais dos ocupantes do banco traseiro.

O modelo de topo conta com sete modos de condução (Eco, Normal, Sport, Mud, Sand, Snow e Off-road), que elevam o nível da resposta dinâmica do Jaecoo J7, tanto em condução esportiva na estrada quanto em condições de asfalto molhado. Esse comportamento é resultado também da suspensão, com McPherson na dianteira e independente na traseira.

Esse é justamente um dos elementos que eleva o padrão do veículo, principalmente pela proposta de ser um off-road. Além de absorver muito bem as imperfeições do pavimento, o conjunto oferece muito conforto, mas também firmeza suficiente para que ser estável e se comportar muito bem na estrada. Toda a estrutura inferior do modelo é feita de aços de alta resistência, de diferentes calibres, o que deixa o veículo bastante sólido.

O motor se apresenta muito vigoroso e apresenta muito pouco com o turbolag, com boas arrancadas e retomadas. Claramente não é um SUV com vocação esportiva, mas não falta força em nenhuma fase da movimentação. Além disso, tem muito equilíbrio no manuseio, é estável e confiável, mesmo no caso de uma frenagem de emergência. No fim das contas, o J7 se mostrou agradável e funcional em todas as situações.

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