Fale Conosco Login
Hyundai Ioniq 5 ganha versão esportiva com 650 cv e ronco de jato Postado em: 9 ago 2023 | 207 visitas

A Hyundai aproveitou o festival da velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para apresentar a mais nova versão do seu hatchback elétrico Ioniq 5 . Se o visual retrô , mas ao mesmo tempo futurista, não é cativante o suficiente, que tal 650 cv e 78,3 kgfm de torque?

Apresentado na cor “ Performance Blue ”, já tradicional dos esportivos da divisão esportiva N da marca sul-coreana, o Ioniq 5 N traz duas opções de potência. Os já citados 650 cv só estão disponíveis por 10 segundos, no que a marca chama de “ N Grin Boost ”.

Uma versão similar já é oferecida em diversos carros “tradicionais”, como no caso da Volkswagen Amarok . Por um determinado limite de tempo, o motor produz uma cavalaria extra.

Nesse modo, o Ioniq 5 N leva 3,4 segundos para ir de zero a 100 km/h. 0,1 segundo mais rápido do que no modo “normal”, que gera 600 cv e 75 kgfm de torque , números que continuam a ser ótimos, fazendo inveja a muito superesportivo por aí.

Segundo a Hyundai, a versão não é só a respeito de baterias maiores e motores mais potentes. Os sul-coreanos afirmam que o Ioniq 5 N está mais baixo e mais largo que o modelo tradicional e também ganhou novas rodas de 21 polegadas. A suspensão adaptativa também foi retrabalhada, e todas essas modificações melhoraram o comportamento dinâmico, de acordo com a marca, apesar das baterias serem maiores e mais pesadas.

O para-choque dianteiro está 2,5 cm mais largo, enquanto o traseiro aumentou 5,5 cm. O modelo ainda ganhou refletores de ar para ajudar a melhorar a refrigeração do sistema de freios. O aerofólio também chama atenção com o desenho recortado.

No interior, o acabamento claro da versão tradicional deu lugar ao preto para passar um visual esportivo. A novidade também recebeu bancos do tipo concha que podem ser revestidos em tecido, couro ou “alcantara ecológica” e couro. O volante agora conta com três raios e comandos para selecionar o modo de condução. O modo N Grin Boost é acessado rapidamente pela tecla “ NGB ”.

O sistema de direção e tração foi retrabalhado para permitir uma sensação melhor ao motorista, mas a principal novidade é o “ e-shift ”, que permite que o carro se comporte como um modelo equipado com uma transmissão de múltiplas velocidades. O sistema é programado para simular o câmbio de dupla embreagem da marca e oferece oito “velocidades” e até interrompe a entrega de torque a cada mudança de marcha , com o freio regenerativo trabalhado para simular um freio motor bem forte.

Por falar em simulação, o Ioniq 5 N também é equipado com o “ Som Ativo N ” que consiste em uma trilha sonora de motor a combustão sincronizada com a velocidade do veículo. O sistema ainda oferece dois sons “futuristas”, sendo um deles inspirado por jatos , no modo batizado de “ supersônico ”.

A Hyundai não anunciou quando as vendas da versão serão iniciadas, nem os preços pedidos. Inclusive, o Ioniq 5 pode desembarcar no Brasil em breve , mas a versão N não deve nem ser especulada para cá.

PUBLICIDADE

Notícias Mais Lidas

  1. Honda apresenta sua moto retrô CB1100 em Tóquio
    28.978 visitas
  2. Chevrolet Opala Diplomata 2015
    19.423 visitas
  3. Mercedes Classe A 2016 reestilizado chega ao Brasil trazendo novidades na lista de equipamentos e mais desempenho na versão esportiva AMG A 45
    9.516 visitas
  4. Bugatti lança monstro milionário
    9.114 visitas
  5. Ferrari 488 GTB
    6.654 visitas
  6. Já está no mercado a nova Honda BIZ 125
    5.776 visitas
  7. Honda Fit 2016 investe em espaço interno
    4.120 visitas
  8. Audi A3 Sedan
    4.034 visitas
  9. MOBI – O novo modelo da Fiat
    3.776 visitas
  10. Camaro: o cinquentão da Chevrolet
    3.504 visitas

PUBLICIDADE