GWM Ora 03 Skin chega recheado com motor que surpreende
Postado em: 8 jan 2024 |
169 visitas
A fabricante chinesa GWM desembarcou no Brasil, investindo expressivos 10 bilhões de reais. No entanto, vieram com um desafio de enfrentar a BYD, que já havia lançado o gigante Dolphin . Não disposta a ficar para trás, a GWM apresentou o Ora 03, um hatch também elétrico que vem forte à luta pela liderança.
O visual do Ora 03 Skin é bastante peculiar, o que lembra uma mistura de diferentes carros. A frente e os botões centrais do interior trazem à lembrança do Mini Cooper, e uma forma arredondada do Fiat 500 .
Quanto à traseira, quem bate o olho, parece que o veículo não possui lanternas, mas elas estão “escondidas” em uma base do vidro e são interligadas. As setas ficam acopladas embaixo, como do Hyundai HB20. As lanternas são FULL LEDs, assim como os faróis arredondados na parte da frente, que também contam com o sistema antiofuscamento e DRL .
As dimensões de hatch, em entre-eixo, só perde para o Dolphin que tem 5 cm a mais. Ele mede 4,24 m de comprimento, 1,60 m de altura, 1,83 m de largura e entre-eixos de 2,65 m. O espaço traseiro é amplo. Mas o porta-malas não é muito grande, são 228 litros
E é aqui que a diferença do Ora 03 Skin começa a valer a pena em comparação com o Dolphin . Enquanto o concorrente oferece apenas 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque na versão de entrada , a versão Skin do Ora oferece o mesmo motor da opção GT – 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
O Ora 03 responde de forma eficiente em ultrapassagens graças ao torque instantâneo, além de ser bem silencioso com um excelente isolamento acústico.
A suspensão é macia, garantindo conforto nas condições das ruas de São Paulo. Mesmo ao passar por buracos, a sensação de pouco balanço é notável, graças à configuração da suspensão McPherson na frente e molas helicoidais na traseira. O aro de 18 polegadas e pneus com perfil 215/60 também contribuem para o balanço.
O Ora 03 Skin apresenta as mesmas configurações de condução do seu irmão com cara de esportivo. São cinco modos para o motor elétrico atuar: Eco, Normal, Esportivo, Espotivo+ e Automático. Os destaques ficam para os modos Eco, que ajuda na maior regeneração do modelo, e o Esportivo, que deixa o pedal mais sensível .
A diferença de esportividade e motorização é grande em comparação com o Dolphin. Mesmo possuindo a mesma velocidade máxima limitada de 160 km/h, a pegada inicial do GWM acaba levando uma vantagem bem maior, já que o 0 a 100 km/h é de 8,2 segundos (Dolphin faz em 10,9 segundos).
A bateria é de 48 kWh com autonomia divulgada pelo Inmetro de 232 km. Mas segundo testes da GWM, a autonomia pode chegar perto dos 300 km. Em um carregamento de corrente alternada (AC), o Ora pode recuperar a energia de 10% a 80% em cinco horas. Já no carregamento de corrente contínua (DC), o modelo carrega em até 40 minutos.
A GWM disponibiliza quatro cores para o exterior que repetem a cor do interior. São: Branco Ágata, Vermelho Brava, Preto Hematita e Azul Copacabana. As cores do exterior se repetem com o interior em uma cor bege, exceto o Preto Hematita que é apenas preto ao todo pelo painel.
O couro que reveste a parte interna do veículo é ecológico e recheado de cores vivas. Os materiais são de excelente qualidade e bem caprichados. As portas, revestidas em couro, possuem acabamento também de soft-touch. No painel também há soft-touch e alguns apliques em plásticos, mas nada que incomode.
O volante multifuncional possui ajustes de altura e profundidade, o que agrada na hora da condução. Os botões são físicos, por mais que pareçam touch. O ajuste do piloto automático adaptativo fica posicionado atrás do volante. Além do reconhecimento de placas de velocidade.
A tela central de 10,25 polegadas, que é interligada com o painel de instrumentos, é de boa resolução e qualidade. As informações são práticas e acessíveis. A central possui emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Além do ajuste de volume de acordo com a velocidade do veículo pelos seis alto-falantes. O Ora 03 possui três entradas USB.
O Ora 03 oferece diversos porta-objetos e grandes espaços para guardar as tralhas do dia-a-dia. Mas o modelo não possui carregamento por indução. Também não há ajustes elétricos no banco do motorista.
Os pacotes de segurança e tecnologia são recheados. A GWM disse que o pacote semi autônomo é 2+, ou seja, o suficiente pelo preço e tamanho do veículo. São sete airbags que acoplam o modelo.
A câmera 360º é um grande auxiliar na hora de estacionar. Ela atua na hora de colocar marcha ré, ou na hora de colocar seta. Entretanto você pode acioná-la automaticamente. São nove opções de visualizações que ajudam na hora de fazer o meio-fio, estacionar em vagas apertadas, entre outros.
Lembrando que o Ora 03 Skin não possui sensores dianteiros, apenas de ré, que mostra quantos cm o veículo está de tal objeto.
Para quem quer iniciar a trajetória com carros elétricos sem medo, a GWM está oferecendo o ”Pacote Tranquilidade” que oferece 50% de desconto no carregador do tipo Wallbox, oficina remota + carro de cortesia, dois anos de proteção total de bateria (defeitos fora da garantia) e financiamento com recompra garantida.