Ford apresenta van elétrica de 2.000 cv
Postado em: 3 jul 2022 |
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A Ford mostrou uma versão praticamente de corrida da van Transit durante o Festival da Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.
A nova van possui quatro motores elétricos, que somam 2.000 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, e a energia é armazenada em baterias de 50 kWh com refrigeração liquida, pode ser carregada em 45 minutos em carregadores DC.
A estrutura da Supervan é criada para a competição e permite gerenciamento remoto do veículo e acompanhamento em tempo real das condições de temperatura da bateria e motores.
“Com 2.000 cv de potência elétrica, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21. Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.
O visual da Supervan é inspirado na E-Transit Custom, mas traz arcos de roda alargados, um para-choque dianteiro com recortes para direcionar ar para os freios, um aerofólio traseiro e um grande difusor na traseira do veículo, visando aumentar a pressão aerodinâmica e “grudar” a van na pista.
O interior da van tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford. Nesse caso, a tela controla os sistemas de informação e também os cinco modos de direção que variam o mapa de torque, frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.
O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit.
Em baixa velocidade, o modo Eco otimiza a eficiência do motor , maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost libera toda a potência e torque instantâneos da van.
Outro recurso novo e interessante é o modo de limpeza de pneus , que freia totalmente um eixo e libera a tração no outro, criando “burnouts” para limpar e aquecer os pneus antes das corridas, e pode fazer nos eixos dianteiros e traseiros.
Mais que uma vitrine de tecnologias avançadas de eletrificação, a supervan elétrica é um experimento científico para a Ford, que irá estudar e aprimorar tecnologias na van para utilizar em seus futuros veículos elétricos.
A primeira supervan da Ford , a Transit Mk. 1, foi apresentada em 1971 e era equipada com motor e chassi do Ford GT40 vencedor de Le Mans, na época, a Supervan foi criada para impulsionar as vendas da Transit.
A fórmula foi aprimorada na Transit Mk. 2, com carroceria de fibra de vidro e a estrutura monobloco do carro de corrida C100 da Ford, com motor V8 Cosworth de 590 cv. Esse modelo mais tarde renasceu como a repaginada Transit Mk. 3, com motor Cosworth HB de 650 cv compartilhado com carros de Fórmula 1 da época.