Fale Conosco Login
Conheça a BMW S 1000 XR Postado em: 14 set 2016 | 1.244 visitas

moto_bmw

A BMW criou a S 1000 XR para tentar unir o melhor dos dois mundos da marca.Conhecida principalmente por suas grandes aventureiras, como a R 1200 GS, a montadora obteve também muito sucesso no segmento esportivo, com a S 1000 RR, que por sua vez, deu origem para a naked S 1000 R.

Utilizando esta mesma base com motor de 4 cilindros de 999 cc, a empresa apostou em uma crossover, a S 1000 XR, um estilo que vem ganhando muito espaço entre as motos. Como nos SUVs, a ideia é trazer a robustez e conforto de um modelo aventureiro, com suspensões mais altas, mas a esportividade de uma moto destinada ao asfalto.

Por sua proposta mais estradeira, a S 1000 XR recebeu novo ajuste no motor, são 160 cavalos – mesmo número de S 1000 R. A ideia foi deixar o motor mais linear e favorecer o torque, o que tem bem mais a ver com a finalidade de uso da S 1000 XR.

Com os mapas de potência disponíveis, nos modos Rain, Road e Dynamic, é possível deixar a moto mais “tranquila” para rodar na cidade, utilizá-la de modo divertido na estrada e ainda deixar a esportividade aflorar. Isso fica bem notável pelo alto ronco do motor.

As acelerações são brutais e ganham a ajuda do sistema “quick-shifter”, que deixa o motociclista trocar de marcha, quando se está acelerando, sem o uso da embreagem. O dispositivo é interessante e as trocas são bem concisas e rápidas.

Não é só o motor que tem seu comportamento alterado: o usuário ainda pode ajustar as ações do freio ABS, controle de tração e até mesmo a suspensão, que é eletrônica.

As suspensões conseguem oferecer conforto, mesmo em pisos esburacados, mas com a rigidez necessária para mergulhar nas curvas com estabilidade, como uma esportiva. As trocas de direção são bem rápidas e é possível esquecer se tratar de uma moto de quase 230 kg.

Tanto o ABS como o controle de tração passam a sensação de muita segurança na pilotagem.

A S 1000 XR oferece uma alta bolha, com regulagens, e também tem auxílio das carenagens laterais para aumentar o conforto do motociclista.

A proposta da moto não é de ser uma aventureira, ou seja, a terra não é o seu forte. Mas, ao contrário de uma naked ou uma esportiva, a S 1000 XR não tem ‘medo’ da terra. Se for preciso encarar trechos de terra durante uma viagem, não haverá problemas, desde que o motociclista tenha bom senso. Além disso, as rodas são de 17 polegadas e não são capazes de transpor obstáculos mais difíceis como uma 19 ou 21 polegadas.

Conclusão: A S 1000 XR possui um comportamento quase impecável, e atinge o seu objetivo de ser uma estradeira de primeira, com o conforto de uma aventureira. O preço não é exatamente atraente, mas entrega um pacote bem completo para o segmento, além do motor mais potente.

PUBLICIDADE

Notícias Mais Lidas

  1. Honda apresenta sua moto retrô CB1100 em Tóquio
    29.019 visitas
  2. Chevrolet Opala Diplomata 2015
    19.546 visitas
  3. Mercedes Classe A 2016 reestilizado chega ao Brasil trazendo novidades na lista de equipamentos e mais desempenho na versão esportiva AMG A 45
    9.524 visitas
  4. Bugatti lança monstro milionário
    9.120 visitas
  5. Ferrari 488 GTB
    6.664 visitas
  6. Já está no mercado a nova Honda BIZ 125
    5.782 visitas
  7. Honda Fit 2016 investe em espaço interno
    4.128 visitas
  8. Audi A3 Sedan
    4.048 visitas
  9. MOBI – O novo modelo da Fiat
    3.784 visitas
  10. Camaro: o cinquentão da Chevrolet
    3.510 visitas

PUBLICIDADE