Conheça a BMW S 1000 XR
Postado em: 14 set 2016 |
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A BMW criou a S 1000 XR para tentar unir o melhor dos dois mundos da marca.Conhecida principalmente por suas grandes aventureiras, como a R 1200 GS, a montadora obteve também muito sucesso no segmento esportivo, com a S 1000 RR, que por sua vez, deu origem para a naked S 1000 R.
Utilizando esta mesma base com motor de 4 cilindros de 999 cc, a empresa apostou em uma crossover, a S 1000 XR, um estilo que vem ganhando muito espaço entre as motos. Como nos SUVs, a ideia é trazer a robustez e conforto de um modelo aventureiro, com suspensões mais altas, mas a esportividade de uma moto destinada ao asfalto.
Por sua proposta mais estradeira, a S 1000 XR recebeu novo ajuste no motor, são 160 cavalos – mesmo número de S 1000 R. A ideia foi deixar o motor mais linear e favorecer o torque, o que tem bem mais a ver com a finalidade de uso da S 1000 XR.
Com os mapas de potência disponíveis, nos modos Rain, Road e Dynamic, é possível deixar a moto mais “tranquila” para rodar na cidade, utilizá-la de modo divertido na estrada e ainda deixar a esportividade aflorar. Isso fica bem notável pelo alto ronco do motor.
As acelerações são brutais e ganham a ajuda do sistema “quick-shifter”, que deixa o motociclista trocar de marcha, quando se está acelerando, sem o uso da embreagem. O dispositivo é interessante e as trocas são bem concisas e rápidas.
Não é só o motor que tem seu comportamento alterado: o usuário ainda pode ajustar as ações do freio ABS, controle de tração e até mesmo a suspensão, que é eletrônica.
As suspensões conseguem oferecer conforto, mesmo em pisos esburacados, mas com a rigidez necessária para mergulhar nas curvas com estabilidade, como uma esportiva. As trocas de direção são bem rápidas e é possível esquecer se tratar de uma moto de quase 230 kg.
Tanto o ABS como o controle de tração passam a sensação de muita segurança na pilotagem.
A S 1000 XR oferece uma alta bolha, com regulagens, e também tem auxílio das carenagens laterais para aumentar o conforto do motociclista.
A proposta da moto não é de ser uma aventureira, ou seja, a terra não é o seu forte. Mas, ao contrário de uma naked ou uma esportiva, a S 1000 XR não tem ‘medo’ da terra. Se for preciso encarar trechos de terra durante uma viagem, não haverá problemas, desde que o motociclista tenha bom senso. Além disso, as rodas são de 17 polegadas e não são capazes de transpor obstáculos mais difíceis como uma 19 ou 21 polegadas.
Conclusão: A S 1000 XR possui um comportamento quase impecável, e atinge o seu objetivo de ser uma estradeira de primeira, com o conforto de uma aventureira. O preço não é exatamente atraente, mas entrega um pacote bem completo para o segmento, além do motor mais potente.