Audi A3 Sedan
Postado em: 10 mar 2016 |
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A Audi já comercializa no Brasil o A3 sedan nacional produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. O sedan compacto de luxo estreia o motor 1.4 TFSI flex, primeiro bicombustível da Audi. O câmbio é automático sequencial Tiptonic, seis marchas.
Outra alteração feita está na suspensão. O conjunto multibraço foi substituído por um eixo rígido montado em subchassi, com molas helicoidais de curso mais longo e amortecedores montados separadamente. Esta mudança proporciona maior conforto de rodagem, especialmente quando houver passageiros no banco traseiro.
O A3 sedan nacional chega nas mesmas versões Attraction e Ambiente. O modelo mais simples vem equipado com freios ABS e EBD, air bags frontais, laterais e para os joelhos do motorista, controle de estabilidade, faróis bi-xenon, lanternas iluminadas por LEDs, sensores de obstáculos traseiros, volante em couro, rodas de liga leve aro 16, sistema start/stop (desliga o motor em paradas curtas) e o rádio MMI com tela de 5,8 polegadas, Bluetooth e oito alto-falantes.
A versão Ambiente, adiciona rodas de 17 polegadas, sensores de chuva e de luz, e volante multifunção com paddle-shifts. Há ainda uma lista extensa de opcionais, oferecidos em pacotes. Alguns possuem elevada sofisticação, caso do Active Lane Assist, que monitora as marcações da pista e verifica se o veículo está dentro da faixa. Outro é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que vem integrado ao Pre-Sense. O primeiro freia o carro sozinho se houver risco de colisão, e o segundo prepara o veículo para minimizar os efeitos de uma possível batida.
A potência saltou de 122 cv a 150 cv entre 4.500 e 5.500 giros, enquanto o torque subiu de 20,4 kgfm a 25,5 kgfm, livres desde 1.500 rotações. Por ter sistema de injeção direta de alta pressão, o motor dispensa a partida a frio. A aceleração vai de 0-100 km/h em 8,8 segundos e a velocidade máxima é de 215 km/h.
Ao volante, tem-se um poder de arranque sensivelmente maior, mas perde-se aquele dinamismo da dupla embreagem. Ao afundar o pedal do acelerador, o câmbio Tiptronic sobe os giros até o limite de corte (aproximadamente 6.000 rpm) e faz as trocas de marcha em ritmo mais lento. Com o modo Sport acionado, as mudanças ganham velocidade, mas ainda sem paralelo com a caixa S-tronic e suas duas embreagens. De forma geral, o A3 Sedan com a transmissão automática passa a privilegiar o conforto e a suavidade, e abre mão da esportividade.
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