Artura, o novo modelo da McLaren
Postado em: 7 mar 2021 |
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A McLaren acaba de apresentar o Artura. O novo superesportivo híbrido do tipo plug-in tem um motor convencional e outro elétrico. Ele traz uma série de tecnologias de ponta. Ainda que algumas não sejam novas, não deixam de ser impressionantes.
Sem se afastar muito da identidade visual da marca, o estilo é uma evolução dos demais modelos do fabricante.
Os faróis incrustados na carroceria são característicos. As laterais se destacam pelas enormes entradas de ar. A traseira tem lanternas formadas por filetinhos de LED. Ao centro, as saídas de escapamento dão o toque de supercarro, algo acentuado pelo enorme extrator e pela grade em treliça.
Da maneira tradicional da marca, as portas abrem para cima.
O propulsor V6 3.0 é uma opção mais leve, menor e menos poluente ao conhecido V8 3.0. A unidade gera 585 cv. A potência por litro é de 195 cv. O torque é de 59,6 kgfm. O seis cilindros é combinado a um motor elétrico. A unidade extra gera 95 cv e 22,9 kgfm. O cupê pode rodar na eletricidade por até 30 km e chega a 130 km/h nesse modo. A marca afirma que 80% da capacidade das baterias pode ser recarregada na tomada normal em 2,5 horas. O sistema é capaz de acionar o ar-condicionado mesmo com o motor a combustão desligado.
De acordo com dados oficiais, a arrancada de zero a 100 km/h leva apenas 3 segundos. O Artura chega aos 200 km/h em 8,3 segundos. A máxima é limitada eletronicamente, mas estamos falando de 330 km/h.
Totalmente novo, o câmbio é automático de dupla embreagem e oito marchas. A força do carro é despejada no piso com a ajuda do diferencial traseiro eletrônico, tecnologia capaz de repassar a força para a roda com maior aderência de maneira mais rápida que um sistema mecânico.
A McLaren escolheu pneus inteligentes para o carro. Chamados de Cyber Tires, os pneus têm chips internos para analisar vários dados e trabalhar com os sistemas eletrônicos de estabilidade para entregar a melhor performance. E eles também são capazes de cancelar o ruído da rodagem e vibrações. Os P Zero Corsa de alto desempenho servem como opção aos que não saem dos circuitos de corrida.
O Artura utiliza direção eletro-hidráulica para garantir uma melhor sensibilidade do que a assistência puramente elétrica.
Totalmente novo, o monocoque de fibra de carbono se integra aos sub chassis de alumínio e libera espaço para toda a tecnologia elétrica. Além disso, a nova estrutura é ultra rígida e deixa a suspensão trabalhar mais livremente sem preocupações com torções.
O interior se preocupa com a performance em cada detalhe, dos bancos de fibra de carbono ao sistema de entretenimento. A McLaren diz que optou por uma tela multimídia estreita e vertical para não ocupar tanto espaço no painel. Foi uma maneira de deixar os ocupantes mais próximos e deslocados para o centro do veículo. Tudo para dar maior estabilidade.