VW Tarok
Postado em: 18 nov 2021 |
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O projeto VW Tarok – que, assim como o Tarek, que originou o SUV atualmente conhecido como Taos, é um nome provisório e que pode ser alterado no lançamento do modelo – que deve finalmente sair do papel, após anos de espera desde a apresentação de um protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.
Mas não será tão já. O modelo está previsto para sair do papel apenas em 2025.
A Tarok utilizará a plataforma MQB A e aproveitará boa parte da estrutura do Taos, de quem será uma espécie de irmã gêmea.
Do SUV, a picape deve herdar boa parte da carroceria – do balanço dianteiro até a coluna B –, da cabine e do painel, recebendo ajustes visuais, de estamparia e de acabamento. Da segunda fileira de assentos para trás, terá elementos inéditos, incluindo um entre-eixos alongado para perto dos 2,99 m da Toro e caçamba com capacidade de carga de 1 tonelada.
A Tarok deve trazer o atual motor 2.0 TDI quatro-cilindros turbodiesel de 180 cv e 42,8 kgfm da Amarok nas versões de topo, a fim de brigar com a Toro 2.0 4×4 MultiJet.
Tal trem de força seria quase 100% extraído da Amarok, incluindo a tração integral 4Motion, o bloqueio de diferencial e o câmbio automático de oito marchas da ZF, com as primeiras velocidades operando como reduzida.
Já as opções de entrada devem trazer propulsão turboflex, mas não se espante se a Tarok for um dos seis modelos híbridos flex que a VW promete lançar no Brasil nos próximos cinco anos.