No Banner to display

Fale Conosco Login
Sony testa carro elétrico que terá PlayStation 5 integrado Postado em: 22 jan 2021 | 107 visitas

No ano passado, a Sony apresentou um carro durante a CES, o Vision-S. E essa, foi uma das novidades mais comentadas da maior feira de tecnologia do mundo, que acontece todos os anos em Las Vegas, EUA.

Um ano se passou e a Sony não divulgou muitas informações sobre o carro, mas aproveitou a CES 2021 (neste ano, realizada apenas de modo online) para deixa-lo mais perto da realidade.

A empresa japonesa inclusive confirmou que o veículo já está sendo testado em ruas públicas da Áustria.

O carro da Sony será elétrico e autônomo e terá recursos de reconhecimento facial e de gestos, além de uma tela widescreen com o PlayStation 5 integrado — essa interface ocorrerá a partir de uma plataforma em nuvem, o que será possível por conta da rede 5G (em outras palavras, as aplicações rodarão com alto desempenho e sem risco de lentidão).

A empresa japonesa não detalhou como os games estarão disponíveis, mas é provável que apenas os donos do console contarão com esse recurso.

A Sony afirma também que aumentou o número de sensores para direção autônoma de 33 para 40. O sedã poderá se conectar ao 5G, os dados serão sincronizados em tempo real e o software será atualizado pela rede.

Por fora, o veículo tem um visual de sedã de luxo, com linha do teto fluida, muitos vincos nas laterais, maçanetas embutidas e retrovisores tradicionais substituídos por câmeras.

O Vision-S é equipado com dois motores elétricos, um para movimentar cada eixo. Apesar de não informar dados mais aprofundados sobre o trem de força, a Sony afirma que o carro chega aos 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h.

No interior, uma câmera será capaz de identificar os ocupantes do carro e reconhecer as condições de cada um. Se detectar um passageiro dormindo no banco de trás, por exemplo, o carro controlará automaticamente o clima ao redor desse banco para uma temperatura adequada.

No site da empresa aparece a seguinte frase: “O projeto Vision-S da Sony está avançando para o mundo real. A Sony irá alavancar o poder da criatividade e da tecnologia para contribuir para a evolução da mobilidade, para uma sociedade mais segura e próspera”. Mas o que fez uma grande e antiga empresa japonesa se interessar por carros elétricos e conectados?

Possivelmente o fato da tecnologia ter se tornado uma grande aliada dos carros e dos cada vez mais avançados softwares, capazes de fazer inveja em qualquer vídeo game. E parece que não vai parar por aí: a Sony afirmou ainda que a plataforma EV do sedã pode ser usada não apenas em um cupê, mas também em outros tipos de veículos, como sedãs e SUVs.