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Novo Honda Accord híbrido Postado em: 16 abr 2021 | 314 visitas

O Honda Accord e:HEV é o primeiro híbrido da marca japonesa por aqui e nos apresenta uma tecnologia diferente do que temos. Chamada de e:Technology, tem um motor 2.0 aspirado a gasolina com 2 elétricos inseridos em uma transmissão que é a alma de todo o sistema com um funcionamento que sai do comum de outros híbridos do mercado e promete ser mais eficiente.

O sistema é composto pelo motor 2.0 aspirado de ciclo Atikinson (um ciclo mais eficiente de combustão, mas que gera menos potência) com 145 cv e 17,8 kgfm de torque e pelo E-CVT, uma transmissão que guarda os 2 motores elétricos, poucas engrenagens e uma embreagem hidráulica, algo até que simples diante da complexidade de outros sistemas.

O grande diferencial do Honda Accord e:HEV é a atuação dos sistemas. Em nenhum momento o motor 2.0 de 145 cv funcionará com o elétrico de propulsão de 184 cv e 32,1 kgfm, então não há um número de potência combinada divulgada pela marca.

Em boa parte do uso, o Accord híbrido utilizará o elétrico de propulsão para se movimentar, mandando a força quase diretamente para o diferencial da transmissão. Ele é alimentado por uma bateria instalada sob o banco traseiro (1,3 kWh, a mesma capacidade da bateria do Corolla Hybrid) e pela energia gerada por um motor gerador, o segundo elétrico que está no E-CVT.

Este segundo motor elétrico gera energia alimentado pelas desacelerações e pelo motor 2.0 aspirado. Sim, o motor a gasolina serve como um gerador de energia que alimenta o motor de propulsão e não há a possibilidade de recarga externa.

Em velocidades de cruzeiro mais altas, o 2.0 assume a função de propulsão com uma relação única de transmissão, acionada por uma embreagem hidráulica, funcionando como um overdrive. Não há uma relação com mais de 1 marcha, apesar de não ser direta entre motor e diferencial.

O Accord híbrido tem 3 modos selecionados automaticamente: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e o Engine Drive. O motorista pode selecionar o nível de regeneração de energia pela aletas atrás do volante, com 4 estágios, algo bem parecido com o que temos no Audi e-Tron. Entre os modos de condução, há o ECON e o Sport.

Segundo o Inmetro, o Honda Accord e:HEV tem consumo (com gasolina) de 17,6 km/litro na cidade e 17,1 km/litros na estrada.

O Honda Accord híbrido também traz ao Brasil a leve reestilização feita no exterior. A mais perceptível está na dianteira, com novo parachoque, grade e novos faróis de neblina em LEDs, além do novo desenho das rodas de 17″. Na traseira, mudança na parte inferior do parachoque e o logo e:HEV identificando a novidade.

Por dentro, o Accord recebe nova funções no painel de instrumentos e sistema multimídia, mostrando a ação do sistema e:HEV. Em conectividade, o sedã adiciona espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e um carregador por indução mais potente, com 15W, e 2 portas USB para os ocupantes traseiros.

O sistema de auxilio de condução Honda Sensing foi melhorado, com frenagem automática em baixas velocidades e manobras, além de recalibração do assistente de faixa e do piloto automático adaptativo, mais precisos. O Accord híbrido adiciona também o alerta de presença no banco traseiro, evitando esquecer crianças ou objetos ao trancar o carro.

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